O que é o Sistema de Gestão de Qualidade?

Para se manter no mercado e se tornar competitivo é preciso garantir a qualidade dos produtos e/ou serviços.

Inevitavelmente, a organização que busca o crescimento do seu negócio vai chegar em um ponto onde será necessário buscar meios para garantir a qualidade que o mercado exige. É neste momento que surge a urgência de implementar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Mas você sabe o que é SGQ e qual a importância desse sistema para seu empreendimento?

Vamos entender melhor como o Sistema de Gestão pode proporcionar benefícios desde a expansão de mercado até a melhora da imagem da empresa perante seus clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas.

O Sistema de Gestão que auxilia a busca da qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de elementos interligados que são integrados na organização para atender à politica da qualidade e os objetivos da empresa.

Através do SGQ a empresa consegue controlar e padronizar todos os seus processos, medir a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade.

Resumidamente, o Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que tem o foco voltado para o interesse do cliente, além de buscar a melhoria continua dos processos.

A ISO – International Organization for Standardization é o organismo que elabora a norma ISO 9001 que integra o Sistema de Gestão da Qualidade.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, fica responsável pela tradução da norma.

Os princípios da gestão da qualidade abordados no SGQ

Os princípios de Gestão da Qualidade são:

·       Foco no cliente – a empresa deve trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e prevendo suas necessidades futuras, conquistando a sua fidelização. Uma vez que organização sem cliente não sobrevive.

·       Liderança – a empresa deve possuir uma equipe de liderança que possua solidez e esteja por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas de motivação necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia.

·       Engajamento das pessoas – Cada colaborador da empresa deve se envolver com os problemas da empresa e buscar solucioná-los.

·       Abordagem de processo e Sistemática para a gestão – A abordagem de processo se baseia no estudo das entradas e das saídas da empresa, tornando assim mais fácil identificar onde há desvios de lucros e quais metas a serem estabelecidas.

Já na abordagem sistêmica da gestão a empresa entende as ligação entre todos esses processos e as usam para perceber onde estão obtendo lucros e prejuízos.

·       Melhoria – As empresas devem compreender que buscar a melhoria constante é um dos principais objetivo da gestão de qualidade.

·       Tomada de decisão baseada em evidência – as empresas devem usar os indicadores, as auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, para tomarem decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;

·       Gestão de relacionamento com os fornecedores – estabelecer bom relacionamento com fornecedores traz benefícios mútuos, pois a relação de parceria com a empresa permite o estabelecimento de melhores prazos e preços contribuindo para a qualidade dos produtos e serviços.

Como a sua empresa pode se certificar no Sistema de Gestão da Qualidade?

A Autônoma Soluções Empresariais conta com profissionais que possuem expertise para desenvolver avaliações sistemática de procedimentos, práticas e rotinas internas e externas, dominando e aplicando a norma ISO 9001 e padrões referentes ao sistema.

1. Escolha o método de implementação adequado para sua empresa

2. Faça o diagnóstico da situação atual e o planejamento do projeto

3. Envolva todos os colaboradores da empresa

4. Implemente os requisitos da norma

5. Faça uma auditoria interna

6. Contrate a auditoria de certificação

Contrate um órgão certificador confiável e autorizado pelo Inmetro para realizar a acreditação.

Sua empresa precisa do Sistema de Gestão da Qualidade

Se a sua empresa deseja adquirir todos os benefícios da certificação no Sistema de Gestão da Qualidade, ter controle sobre seus processo, reduzir o máximo possível as não conformidades, estabelecer indicadores e metas, e o mais importante aumentar a satisfação dos clientes, ela precisa implementar o SGQ.

A maneira mais rápida e fácil de conquistar o selo ISO 9001 é com auxílio profissional da Autônoma.

Além da consultoria na certificação ISO 9001, contamos com consultoria de certificação na ISO 14001.

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Sobre a Primordial SGI

Atuamos em todos os segmentos de mercado existentes no Brasil, atendemos empresas de pequeno, médio e grande porte, através da prestação de serviços para implantação de normas (ISO9001 / ISO14001 / ISO45001, INMETRO, ABVTEX, SMETA e muitas outras), bem como terceirização dos seguintes processos: SGQ/ Qualidade Fábrica / RH/ DP/ Engenharia de Processos , Jurídico, Comunicação e Comercial.

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